A Zootecnia de Precisão pode ser definida como a gestão da produção animal que se baseia nos princípios e na tecnologia da Engenharia de Processos, sendo o principal meio através do qual ocorrerá a utilização de sensores 'inteligentes' em produção animal. Baseia-se na monitorização automática e contínua dos animais e dos processos físicos relacionados. Trata a produção animal como um conjunto de processos interligados, que actuam em conjunto numa rede complexa. Processos apropriados para adoptar em Zootecnia de Precisão incluem o crescimento animal, produções de leite e ovos, algumas doenças endémicas, aspectos do comportamento animal e o ambiente físico de um alojamento animal, como o microambiente térmico e emissões de gases poluentes como a amónia. Até ao momento, a atenção tem estado colocada na gestão de processos individuais, mas as suas interacções são tão importantes e que ainda não foram previamente estudadas.
O desenvolvimento deste material didático é da responsabilidade dos Prof.s Cristina Pinheiro e Anacleto Pinheiro da Universidade de Évora.
Cristina Pinheiro
Licenciada em Engenharia Zootécnica e Doutorada em Ciências Agrárias pela Universidade de Évora.
É Professora Auxiliar de nomeação definitiva na Universidade de Évora, leccionando unidades curriculares no âmbito dos sistemas e tecnologia de produção animal e transformação dos produtos de origem animal. As suas áreas de investigação incluem a ciência e tecnologia do leite e derivados, análise sensorial e análise instrumental de alimentos.
Presentemente é Directora de Curso da Licenciatura em Engenharia Zootecnia (licenciatura pré-Bolonha) e Directora do Mestrado em Zootecnia.
Anacleto PinheiroAnacleto Pinheiro
Licenciado em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Évora. Obteve o grau de Doctor of Philosophy no Silsoe College, Faculty of Agricultural Engineering, Food Production and Rural Land Use da Cranfield University, Reino Unido tendo posteriormente obtido equivalência ao grau de Doutor pela Universidade de Évora no ramo de Engenharia Agrícola especialidade Mecanização Agrícola.
É Professor associado de nomeação definitiva e participa no ensino de unidades curriculares nas áreas da mecanização agrária e dos sistemas de informação e automação em ciência animal.
Presentemente é presidente da direcção da Associação Portuguesa de Mecanização Agrária e membro do conselho de gestão da ZEA – Sociedade Agrícola Unipessoal, Lda.