Marketing de Produtos Agrícolas

Num mercado cada vez mais competitivo, um dos factores críticos de sucesso das empresas agro-pecuárias consiste não em vender o que se produz mas antes produzir o que se vende. Para isso é necessário começar por olhar para o consumidor e para as suas necessidades e depois desenvolver o negócio em função disso. Este manual pretende ser uma ferramenta de trabalho que poderá ser utilizada:

- Por produtores agrícolas de qualquer área de actividade, para identificação e melhoria dos pontos críticos das suas produções e comparação com outras alternativas;

- Por produtores agrícolas que se estão agora a iniciar na agricultura e que querem escolher a melhor alternativa de mercado;

- Por associações de agricultores para poderem ajudar os seus associados a tomar decisões de forma mais informada e orientar a sua produção para o consumidor.

Manual Marketing de Produtos Agricolas

leonorLeonor Queiroz e Mello
Licenciada em Engenharia Agronómica e pós-graduada em Marketing. Colaboradora da Agriciência onde tem trabalhado em projectos relacionados com mercados e comercialização de produtos agrícolas e planeamento estratégico. Formadora em cursos nas áreas de "Comercialização e Marketing de Produtos Agrícolas". Autora de um fascículo do Guia de Rega dedicado ao Marketing, editado pelo Centro Operativo de Tecnologias para o Regadio (COTR) e co-autora do "Marketing de Produtos Agro-Pecuários", o Manual I da colecção "Gestão da Empresa Agrícola no Século XXI" editado pela AJAP.

cristina galambasCristina Galamba Marreiros
Licenciada em Engenharia Zootécnica, com mestrado em economia agrícola e doutoramento em marketing agro-alimentar. Tem desenvolvido a sua actividade profissional como docente do Departamento de Gestão da Universidade de Évora, onde lecciona disciplinas de Marketing e de Comportamento do Consumidor. Desenvolve trabalho de investigação na área do comportamento do consumidor, com especial destaque para os produtos agro-alimentares certificados, e tem orientado diversas teses de mestrado em marketing. Autora de "O Marketing das Denominações de Origem e Indicações Geográficas: O caso da região Alentejo" editado pela APDEA, com o qual ganhou o 1º prémio de estudos de economia agrícola e agro-alimentar.

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Produção apoiada pelo Programa AGRO – Medida 7 – Formação Profissional.

Co-financiado pelo Estado Português e pela União Europeia através do FSE - Projecto nº 3431144

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