A agricultura de precisão envolve uma monitorização de todo o ciclo produtivo da actividade agrícola e a tomada de decisão efectuada a um nível de detalhe espacial muito elevado com uma maior eficiência da utilização dos factores de produção. Este modelo de agricultura adopta tecnologias de informação e comunicação tão distintas como: Sistemas de Informação Geográfica (SIG), Sistemas de Posicionamento Global (GPS), Detecção Remota, Tecnologias de Débito Variável (VRT), Sensores diversos, Telecomunicações, Sistemas de apoio à decisão, etc. A Agricultura de Precisão aparece, geralmente, com dois objectivos genéricos: o aumento do rendimento dos agricultores; e, a redução do impacte ambiental resultante da actividade agrícola.
Este material didáctico apresentará os mais recentes avanços no campo da agricultura de precisão e as metodologias e técnicas envolvidas na sua prática, sendo o seu desenvolvimento da responsabilidade dos Prof.s José Paulo Pimentel de Castro Coelho (Instituto Superior de Agronomia) e José Rafael Marques da Silva (Universidade de Évora), autores de publicações anteriores nesta temática. Na elaboração deste material didáctico será privilegiada a recolha de exemplos reais de aplicação deste modelo de produção agrícola.
José Pimentel Castro Coelho
Licenciado em Engenharia Agronómica (1983), Mestrado em Produção Vegetal (1987)e Doutorado em Agronomia (1993) pelo Instituto Superior de Agronomia. Agregado pela Universidade Técnica de Lisboa (2006).
Actualmente é Professor Associado no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa onde lecciona disciplinas de 1º, 2º e 3º ciclos nas áreas de Agricultura, Análise de Sistemas e Planeamento e Ordenamento do Território. Membro e coordenador de diversos projectos de I&D nas áreas da agricultura de precisão e de planeamento e ordenamento de sistemas agrícolas. É autor de mais de 100 publicações científicas, técnicas e de divulgação.
José Rafael Marques da Silva
Licenciado em Eng. Agrícola pela Universidade de Évora; Doutor em Ciências Agrárias pela Universidade de Évora; Agregado, em Agricultura de Precisão, pela Universidade de Évora. Vários artigos publicados em revistas internacionais sobre a temática da agricultura de precisão, tendo um destes artigos sido nomeado para o prémio EurAgEng Outsdanting Paper Award 2008 (MARQUES da SILVA, J. R.. (2006); Analysis of the spatial and temporal variability of irrigated maize yield. Biosystems Engeneering, 94 (3), 337-349.).