O PROJETO

ENQUADRAMENTO

Tendo em consideração a missão e as actividades desenvolvidas pela AJAP, onde se destaca o apoio aos Jovens Agricultores seus associados nas múltiplas vertentes envolvidas na prática da agricultura, o presente projecto reveste-se de importância estratégica, quer para a AJAP quer para os Jovens Agricultores seus associados, uma vez que permite o acesso a um conjunto de materiais didácticos em áreas críticas para o sucesso e competitividade da actividade agricola que os mesmos desenvolvem.

Este projecto consiste numa colecção de materiais didácticos, cobrindo áreas de conhecimento estratégico para a viabilidade ecompetitividade futura dos Jovens Agricultores associados da AJAP, que contou com a participação de especialistas nas várias áreas temáticas cobertas e apostando na utilização das novas tecnologias de informação e comunicação para suportar a sua disseminação numa abordagem pró-activa em que os utilizadores finais terão a liberdade de aceder aos conteúdos e às funcionalidades associados no momento e no local que lhes for mais oportuno, em paralelo com os benefícios decorrentes da adopção de uma estratégia Web 2.0. Os vários recursos didácticos são materializados on-line sob a forma de wikis temáticos, visando construir comunidades de prática virtuais em que o Jovens Agricultores que partilhem um interesse comum possam transformar o resultado do presente projecto no ponto de partida para um repositório de conhecimento e de partilha de experiência e know-how dinâmico e vivo.

 

Oportunidade de Desenvolvimento

A necessidade do presente projecto encontra-se fundamentada nos desafios que a actividade agrícola hoje enfrenta num mercado cada vez mais competitivo e globalizado, em que as preocupações com as vertentes económica, social e ambiental têm de estar no centro das atenções do Jovem Agricultor e ser permanentemente enquadradas nas decisões que toma. Assim, este projecto aproveita uma janela de oportunidade para desenvolver uma colecção de materiais didácticos cobrindo áreas actuais e estratégicas para a viabilidade futura das modernas empresas agrícolas, permitindo acreditar que a transferência de conhecimento que o mesmo vai permitir efectuar será geradora da obtenção de vantagens competitivas para os Jovens Agricultores que se empenharem em tirar partidos dos recursos ora disponíveis.

 

Aspectos Inovadores

A inovação do presente projecto deve ser enquadrada em duas vertentes distintas, mas complementares. Por um lado são abordados um conjunto de temas que vão alimentar a colecção de materiais didácticos que acreditamos serem por si só inovadores e absolutamente inexistentes em língua portuguesa e que serão de acesso universal. Efectivamente, questões prementes como por exemplo a inovação, o comércio electrónico de produtos agrícolas, o controlo da qualidade, a viticultura de precisão, apenas para citar alguns, são temas que necessitam urgentemente de ser tratados em termos de recursos didácticos de formação e colmatar uma lacuna de conhecimento nestas matérias no sector. Paralelamente, a abordagem adoptada de, para além da publicação em papel e DVD dos manuais, diapositivos e testes de avaliação de conhecimento, construir uma plataforma Web tendo em vista a disponibilização dos materiais produzidos em ambiente Web numa lógica Web 2.0, em que a AJAP detém assim um sítio Web onde cada tema abordado (manual, conteúdos respectivos e vídeos) alimentará um Wiki temático, visando criar uma comunidade de prática virtual na temática abordada e suportando o seu crescimento orgânico a médio longo prazo com base nos contributos que a comunidade de interessados venha a efectuar, é sem dúvida inovador, não só no sector agrícola, mas no contexto mais alargado da formação profissional no nosso país. Efectivamente, o conceito da Web 2.0 está intimamente relacionado com a disponibilização on-line de um conjunto bastante diversificado de soluções tecnológicas cuja criação de valor assenta no ambiente colaborativo em que são construídas.

Estamos a referir-nos aos blogues, wikis, redes sociais, etc. No caso concreto da gestão do conhecimento, enquanto processo de recolha, armazenamento, criação e partilha, os wikis têm vindo a receber uma atenção acrescida. Presentemente, são apontados como estratégia bastante válida para suportarem a gestão do conhecimento, como hoje constatamos pelo sucesso da Wikipédia que desafiou o modelo de negócio tradicional das enciclopédias e a forma como o conhecimento era construído até então. Os wikis, ao suportarem um modelo de gestão de informação colaborativo e orgânico - em que são os próprios utilizadores que são responsáveis pela criação e gestão dos conteúdos disponibilizados on-line, bem como pela sua estruturação e revisão/crítica de forma contínua e aberta - têm vindo em crescendo a ser utilizados para construir os mais diversos espaços informacionais reunindo interessados numa determinada área temática constituindo-se como verdadeiras comunidades de prática. Importa referir que, no caso concreto dos vídeos, foi criado um canal da AJAP no YouTube para promover a sua disseminação on-line com os benefícios daí decorrentes, nomeadamente ampla divulgação dos mesmos e custos de utilização de largura de banda transferidos. Nesta plataforma Web foram ainda integrados os diferentes simuladores e outras aplicações Web construídas no âmbito dos diferentes materiais didácticos desenvolvidos, conforme referido nos vários temas a abordar apresentados.

Áreas Temáticas Cobertas

Os temas a tratar na colecção de manuais são os seguintes:
1. Áreas cobertas pelos Serviços de Aconselhamento Agrícola
1.1 Boas Condições Agrícolas e Ambientais
1.2 Ambiente (Requisitos legais de gestão)
1.3 Saúde Pública (Requisitos legais de gestão)
1.4 Saúde e Bem-Estar Animal (Requisitos legais de gestão)
1.5 Segurança no Trabalho
2. Inovação e Criação de Novos Negócios
3. GLOBALGAP
4. Marketing de Produtos Agrícolas
5. Comércio Electrónico em Agricultura
6. Alterações Climáticas e Agricultura
7. Agricultura de Precisão
8. Viticultura de Precisão
9. Zootecnia de Precisão

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Produção apoiada pelo Programa AGRO – Medida 7 – Formação Profissional.

Co-financiado pelo Estado Português e pela União Europeia através do FSE - Projecto nº 3431144

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