COORDENAÇÃO

COORDENAÇÃO TÉCNICA

A AJAP - Associação dos Jovens Agricultores de Portugal - foi criada em 1983 para dar resposta a duas questões fundamentais: consciencializar os empresários agrícolas para a importância do movimento associativo e representar os Jovens Agricultores Portugueses a nível nacional e internacional. É uma organização privada sem fins lucrativos, reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública, com o estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD). A AJAP é a única organização que representa a nível nacional e internacional, os Jovens Empresários Agrícolas Portugueses, com idades compreendidas entre os 18 e 40 anos. No entanto, a sua acção não se limita aos jovens, a acção de dinamização que a AJAP promove por todo o país contribui para a modernização da agricultura e para combater as tendências de desertificação que existem em várias regiões de Portugal. É com o objectivo de desenvolver e de estar em contacto directo com as realidades locais que a AJAP criou e continua a criar, uma vasta rede de Delegações por todo o Portugal Continental e Regiões Autónomas, para além de possuir delegações em Maputo e Bruxelas.

A AJAP enquanto Associação dinâmica, assente na sociedade, articula a sua actividade com um vasto conjunto de entidades estabelecendo protocolos de cooperação com outras organizações e/ou empresas de todos os sectores de actividade, sendo de destacar: o MADRP através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas - IFAP e do Instituto do Vinho e da Vinha - IVV e a sua participação enquanto accionista no - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas - CNEMA.

A nível europeu a AJAP marca a sua presença, desde 1983, no CEJA (Conselho Europeu de Jovens Agricultores) e no Euromontana, instituições no seio das quais é a única organização portuguesa. O CEJA, criado em 1958 por seis organizações nacionais é actualmente constituído por 27 organizações que representam mais de um milhão de Jovens Agricultores de toda a Europa Comunitária, assumindo como principais objectivos:

- Defender os interesses dos jovens agricultores junto dos meios de decisão política da União Europeia;

- Informar as organizações sobre o desenvolvimento e alterações da Política Agrícola Comum;

- Realizar intercâmbios de Jovens Agricultores;

- Constituir um Fórum destinado a melhorar a comunicação e fomentar a partilha de diferentes experiências entre os jovens agricultores oriundos de todos os Estados-Membros da União Europeia.

Graças ao trabalho e empenho de toda a sua equipa, a AJAP participa activamente na discussão, concertação e reflexão dos problemas dos jovens agricultores em particular e dos agricultores em geral, dando um importante contributo para dinamizar o espaço rural, no qual a agricultura jamais perderá o seu lugar.

 

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

A coordenação científica do projecto é assegurada por Miguel de Castro Neto, Doutor em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa na área dos sistemas de informação, com particular ênfase na utilização da Internet em agricultura. Engenheiro Agrícola e Mestre em Economia Agrícola pela Universidade de Évora, com uma Extensão de Mestrado em Estatística e Gestão de Informação pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação da Universidade Nova de Lisboa. É Professor Auxiliar Convidado do Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação da Universidade Nova de Lisboa onde é ainda Director da Licenciatura em Sistemas e Tecnologias de Informação e Coordenador do Programa de Certificação Empresarial dos Mestrados. Membro da Unidade de Investigação "Centro de Estatística e Gestão de Informação (CEGI)" do ISEGI/UNL. Sócio da Agri-Ciência, Consultores de Engenharia, Lda.. Presidente do Colégio de Engenharia Agronómica da Ordem dos Engenheiros e Vice Presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação na Agricultura. Editor do Journal of Information Technology in Agriculture, membro do Conselho Científico da Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, membro do Editorial Advisory Board of Online Information Review journal, Assessor Científico da Revista Brasileira de Agroinformática, Assistant Editor do Journal of Food, Agriculture & Environment e Membro do Conselho de Redacção da Revista Ingenium da Ordem dos Engenheiros.

logo agrinov 3
Produção apoiada pelo Programa AGRO – Medida 7 – Formação Profissional.

Co-financiado pelo Estado Português e pela União Europeia através do FSE - Projecto nº 3431144

2009 | AJAP - Associação dos Jovens Agricultores de Portugal | Powered by Agri-Ciência